Fabricantes entregam 1,6 bilhão de celulares em 2012 , diz estudo

1.6 bilhão de celulares

Os embarques de celulares (número de aparelhos entregues pelos fabricantes aos distribuidores e varejistas) cresceram apenas 2% em 2012, para 1,6 bilhão de unidades, segundo levantamento da empresa de pesquisa Strategy Analytics. O número leva em conta os smartphones e também aparelhos mais simples, os chamados feature phones.

“Os desafios da economia em mercados maduros como a América do Norte e a Europa Ocidental, as políticas de trocas de aparelhos mais restritivas por parte das operadoras e as mudanças nas preferências dos consumidores estão entre os fatores principais para esse resultado”, disse Neil Shah, analista da Strategy Analytics.

Impulsionada pela demanda pela linha Galaxy, a Samsung teve o melhor desempenho do ano, com embarque de 369,5 milhões de unidades, o que representou um quarto do mercado mundial e levou a companhia para a primeira colocação do ranking. Em 2011 a companhia ficou atrás da Nokia, com 21,2% do mercado.

A fabricante finlandesa perdeu a liderança do setor depois de reduzir em 20% o número de celulares colocados no mercado: passando de 417,1 milhões de unidades em 2011 (27% do mercado) para 335,6 milhões no ano passado (21,3% do mercado). “Os telefones [da Nokia] Asha com tela sensível ao toque e os smartphones Lumia têm tido um bom desempenho de vendas, mas isso não foi suficiente para compensar a queda nas vendas de aparelhos com o sistema Symbian”, disse Neil Mawston, da Strategy Analytics.

A Apple ficou em terceiro na disputa com crescimento de 46% nos embarques, para 135,8 milhões de unidades. A chinesa ZTE ficou logo atrás, com uma queda de 8% no volume, para 71,7 milhões. Outros fabricantes somaram 40,3% do mercado, com 635,4 milhões de unidades entregues (alta de 0,8%).

Fonte: G1

Share
Esta entrada foi publicada em Comportamento e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta