Tendências do Marketing Digital para 2013

O segundo semestre de 2012 foi marcado por vários eventos trazendo novidades do marketing digital para empresas de todos os ramos e portes. As principais tendências para 2013 foram antecipadas pela Clínica Marketing Digital, para que profissionais da área possam incluí-las desde já em seuplanejamento e traçar estratégias pra ficar à frente da concorrência.

Mobilidade e sites responsivos

O Brasil deverá ser o quarto maior mercado de smartphones do mundo até 2016, isso significa maispessoas acessando a internet via aparelhos móveis. Por isso é preciso começar a adaptação do seu site para ser acessado com facilidade em celulares e tablets. Novas tecnologias permitem o desenvolvimento de sites “responsivos”, que auto-ajustam suas páginas ao tamanho da tela em que estão sendo exibidos. Uma das preocupações deve ser a velocidade de carregamento. Cada segundo a mais de carregamento representa 7% a menos de conversão.

E-commerce portátil

As tendências sobre mobilidade valem, sobretudo para os sites de e-commerce. Houve crescimento de 400% nas compras realizadas via celulares e tablets somente no primeiro semestre de 2012, segundo a Câmara e-Net. E esses números devem continuar em contínuo crescimento nos próximos anos. O desafio do varejo é adaptar suas lojas aos aparelhos móveis, de modo que tenham a mesma facilidade de acesso, navegação e pagamento que suas versões para desktop e notebooks.

Conteúdo touch

Como já deu a entender a Microsoft com o Windows 8, o sucesso da tecnologia touch, que hojedomina os aparelhos móveis, tende a ser adquirida também pelos desktops e notebooks. Adaptar o conteúdo a esse novo formato é o desafio para as empresas. Isso significa pensar em formasinovadoras das pessoas acessarem e interagirem com textos, imagens, fotos e vídeos. O site Flipboard, é um exemplo dessa nova tendência, uma rede social em que cada usuário personaliza as fontes e o formato em que são apresentados.

TV + Internet + Redes Sociais

Um em cada seis brasileiros navega na internet enquanto assiste à TV, segundo o estudo Social TV do Ibope Nielsen Online. Esse comportamento tem grande impacto na interação entre os conteúdos das mídias. O telespectador/internauta pode ver uma oferta na TV e imediatamente fazer uma pesquisa na internet para comparar preços, ou trocar ideias com os amigos nas redes sociais.

Marketing estratégico

Mudanças na gestão do marketing digital são necessárias para lidar com este novo cenário. A área ganhou um papel estratégico. Devemos estabelecer como metas: planejar, desenvolver e executaras ações de forma a criar sinergia e simplificar e integrar plataformas de tecnologia (como por exemplo as diversas redes sociais).

Fonte: Design Tec

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