Google e Faceboook querem criar seus próprios smartphones

Como uma companhia de software pode construir um smartphone? Descobriremos em breve. Na semana passada, o Google concluiu sua aquisição da fabricante de hardware Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões, o que deve levar o gigante de buscas na internet a criar seu próprio smartphone. Mas outro titã do setor de software pode estar igualmente se preparando para entrar no ramo dos hardwares: Facebook.

Os empregados do Facebook e vários engenheiros encontrados por recrutadores da empresa, assim como pessoas perguntadas sobre os planos do Facebook, dizem que a empresa pretende lançar seu próprio smartphone no próximo ano. Essas fontes só falaram na condição de anonimato, temendo ameaçar seus empregos ou relações com a companhia. A empresa já contratou mais de meia dúzia de ex-empregados da Apple, um deles tendo trabalhado no projeto do iPad, disseram as fontes.

Facebook contratou engenheiros da Apple

Este poderá representar a terceira tentativa do Facebook de construir um smartphone, disse uma das fontes. Em 2010, o blog TechCrunch relatou que o Facebook estava trabalhando num smartphone. O projeto empacou depois que a empresa se deu conta das dificuldades envolvidas na iniciativa, segundo alguns empregados que trabalharam na ideia. Já o site AllThingsD publicou no ano passado que Facebook e HTC fizeram uma parceria para criar um smartphone, com o codinome Buffy, e o projeto estaria em andamento.

Agora, a empresa fundada por Mark Zuckerberg está aprofundando o processo, ampliando a equipe que trabalha no Buffy, além de avaliar outros projetos de smartphone, criando um time de engenheiros de hardware, que já construíram aparelhos anteriormente. Um dos engenheiros, que já trabalhou no iPhone da Apple, disse que foi perguntado por Zuckerberg sobre detalhes intrincados, como os tipos de chips utilizados. Outro ex-empregado da Apple afirmou que foi recrutado pelo diretor-executivo do Facebook para trabalhar no projeto.

Fonte: O Globo Online

Share
Esta entrada foi publicada em Internet, Redes Sociais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =