Varejo online libera o pagamento de compra com 2 cartões

Algumas empresas de e-commerce, como lojas de varejo e agências de viagens, começaram a liberar o pagamento de um único produto com o uso de dois cartões de crédito.

O método, até então, era usado somente em lojas físicas. Na prática, isto permite aos consumidores ampliar seu poder de compra, somando os limites de diferentes cartões para fazer aquisições online. Este mês, grandes varejistas online como Americanas.com, Extra e Casas Bahia liberaram o uso de dois cartões para uma única compra online.

O método não é ilegal, mas o consumidor pode perder o controle das dívidas. “O Procon-SP alerta e recomenda o consumidor para não perder o controle das despesas”, diz Selma do Amaral, diretora de atendimento do Procon-SP.

Ao dividir a quantia em dois cartões, o comprador aumenta o poder de compra, mas terá de gerenciar duas faturas pela aquisição de um mesmo produto ou serviço.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Se o consumidor desistir da compra, feita com o uso de dois cartões, o lojista terá que comunicar mais de uma instituição para cancelar a transação financeira.

“Antes de adquirir um cartão de crédito, houve uma avaliação do cliente por parte da instituição financeira com base em rendimentos e saldo bancário. É sempre uma preocupação se atrapalhar ao dividir o limite”, diz Selma.

Uma pesquisa da Agência Estado divulgada em outubro de 2011 mostra que o juro médio do rotativo, que permite ao comprador pagar somente uma parte da quantia na data de vencimento da fatura, está em 9,5% ao mês.

Fonte: INFO Online

Share
Esta entrada foi publicada em Internet. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta